Salvação em 3 pontos simples

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

1) Ser salvo de que?

Geralmente a primeira pergunta é: “Ser salvo do que?” e a resposta é: salvos da “ira” de Deus pelo pecado, ou seja, do julgamento de Deus sobre o pecado (Romanos 5:9 e 1 Tessalonicenses 5:9). Nosso pecado nos separa de Deus, e a consequência do pecado é a morte (Romanos 6:23) – Uma salvação bíblica é a libertação dessa consequência, e só é possível através do resgate feito por Jesus Cristo. Ou seja, ele se tornou o nosso substituto assumindo a consequência por nós (Romanos 5:10).

2) Como ser salvo?

A salvação só acontece através da fé. Você precisa crer (com fé) que que Jesus morreu por seus pecados, se tornando o seu substituto e que ele ressuscitou dos mortos e te oferece vida em Seu nome. Isso envolve um arrependimento genuíno de seus pecados e você precisa crer somente nisso para a salvação, ou seja, você não pode se salvar, seu batismo não pode te salvar, sua igreja, suas obras, santos ou rituais também não podem. SOMENTE JESUS CRISTO É O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS (João 14:6; Atos 4:12).

3) Posso ter segurança dessa Salvação (Uma vez salvo, salvo para sempre?)

Ao entender os pontos 1 e 2 mencionados anteriormente, você pode orar à Deus declarando que deseja ser salvo agora, pois a Bíblia diz: Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9). Mas aí sempre gera a pergunta, UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE? E eu sempre respondo, “depende de quem você confia para te salvar!”. Se você confiou em Cristo, será que ele deixaria você perder a salvação? O Próprio Cristo responde dizendo: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, DE MODO NENHUM O LANÇAREI FORA” (João 6:37) e ainda complementa essa verdade no versículo 40 dizendo: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:40).

Em João 10:28-29 Jesus também diz: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.

Uma vez salvo, salvo para a eternidade, pois a Salvação foi confiada na obra de Jesus Cristo e não na minha própria.

Espero que possa ter te ajudado, se tiver dúvidas pode ficar à vontade para me perguntar. Que Deus te abençoe.