Pescadores de Homens

"E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4:19 - ARA)

Você já refletiu sobre essa declaração de Jesus ao convidar os discípulos para segui-lo e tornarem-se pescadores de homens? O que ele quis dizer? Isso se aplica a nós hoje? Bem, se você é como eu e aprecia uma boa hermenêutica, continue lendo esse Post!
“o reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie” (Mateus 13:47).
O capítulo 4 do livro de Mateus descreve os primeiros acontecimentos do ministério de Cristo. Vale lembrar que é aqui que a tentação é descrita e em seguida, após “aprovado”, ele segue para Galiléia e começa a pregar o arrependimento e a vinda do Reino dos céus (4:17).

Jesus, caminhado a beira mar, avista os dois irmãos pescadores, Simão Pedro e André e é quando Jesus simplesmente diz: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (v. 19). E o que mais me chama atenção nessa passagem é o versículo seguinte que diz: “Então, eles deixaram IMEDIATAMENTE as redes e o seguiram” (v. 20). E são esses dois pontos que gostaria de “Teologiar” hoje, o chamado de Cristo e a obediência dos discípulos.

Se fizermos uma análise na forma com que Jesus Cristo convida os discípulos a segui-lo, vemos que é utilizado uma estrutura gramatical conhecida como “imperativo” que é utilizado para dar um comando, uma ordem, uma imposição, ou seja, Jesus utiliza sua autoridade sobre esses dois pescadores ao dizer: “Sigam-me”! A oferta vem em seguida, que é, se tornarem pescadores de homens, mas o que isso significa?

Bem, para responder essa pergunta, vou considerar uma parábola, a parábola da rede descrita em Mateus 13:47-52, o verso 47 diz o seguinte: reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie”. Em resumo, o mar é o mundo, a rede é o reino dos céus, os peixes são todas as pessoas no mundo, logo os pescadores são aqueles que anunciam as boas novas do evangelho de Cristo!

Será que essa passagem se encaixa para nós hoje? Bem, eu creio que nem seja necessária muita discussão sobre o assunto, pois as últimas palavras de Cristo antes da sua ascensão ao céu foram: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:18-20). Ou seja, encaixa-se sim, perfeitamente para nós também! E como vimos é uma ordem de Cristo, segui-lo e se tornar um pescador de homens!

O desafio aqui é: Você está pronto para obedecer imediatamente assim como aqueles discípulos obedeceram? Está disposto a largar tudo se seguir a Cristo nessa jornada? Bem, devemos considerar isso e falar mais de nosso Salvador pessoal e assim estaremos jogando a rede no mar e pescando mais peixes para a eternidade! Amém?
24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo