É possível perder a salvação?

É tão triste ver crentes que lutam em aceitar o fato de que a salvação nunca dependeu e nunca dependerá de nós, homens, pecadores, miseráveis e incapazes de nos relacionarmos com Deus por nós mesmos. Logo, se a salvação não depende de mim, será que eu sou o responsável por mantê-la? Será que Hebreus 6:4-8 ensina a merda de Salvação?

[4] É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, [5] e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro [6] e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. (Hebreus 6:4-6)

Talvez você esteja pensando: “MAS É CLARO QUE VOCÊ PODE PERDER A SALVAÇÃO, HEBREUS 6:4-8 CLARAMENTE AFIRMA ISSO”


Será mesmo? Será que é isto que o texto e seu contexto dizem? Ou será que esse é só mais um caso de se ler o texto isolado de seu contexto e inserir o seu dom “achológico” lá dentro?


A epístola aos Hebreus serviria de encorajamento para aqueles judeus cristãos, que por medo da perseguição, estava voltando ao judaísmo e suas práticas ritualísticas. O autor de Hebreus, então, escreve esta carta para encorajá-los a ficarem firmes, não desistirem de Cristo, pois ele é superior em todos os aspectos possíveis e imagináveis a religião judaica. O autor, inclusive menciona as promessas celestiais que foram feitas aos cristãos.

Então qual o conteúdo principal desta carta? Que Jesus é superior a todos os aspectos presentes no judaísmo. E até aqui, no capítulo 6, já descobrimos que Jesus é superior aos profetas, aos anjos e até mesmo a Moisés. No capítulo 5, o autor mostra que Jesus é superior ao sumo sacerdote e além de ser o que oferece sacrifício ao Senhor, também se tornou o próprio sacrifício a Deus.

No entanto, como vimos no vídeo anterior, os hebreus não entendiam isso, ou ao menos se recusavam entender que Jesus Cristo, além de ser o próprio Deus encarnado, se tornaria no sumo sacerdote eterno que se oferecia como o próprio sacrifício perfeito a fim de expiar o pecado.


Hoje a igreja está do mesmo modo! As pessoas ainda não entendem a doutrina da salvação e tentam colocar rituais como sendo necessários para serem salvos. Seja batismo, sejam obras, seja religiosidade, qualquer coisa é posta como condição para ser salvo hoje em dia. Quando na verdade, a única forma de ser salvo, conforme o autor de Hebreus ensina do começo ao fim de sua carta, é através da fé em Jesus Cristo e seu sacrifício expiatório, nada mais!

Assim, chegamos em Hebreus 6, em que o autor inicia convidando aquela igreja a avançarem para a maturidade. Um convite para que eles cresçam a fim de que possam avançar, finalmente, para um estudo mais sólido, um estudo para adultos. Gente, após quase 30 anos eles ainda estavam confusos em coisas básicas sobre o cristianismo.

Como eles entenderiam perda de salvação se eles nem sequer entenderam a salvação propriamente dita? Ou seja, só lendo até o verso 3, já poderíamos afirmar que Hebreus 6 não irá tratar sobre uma possível perda de salvação, mas somente sobre a salvação!


Esse é o inicio de Hebreus 6, mas antes de lermos o trecho mais complicado que são os versos 4 a 6, vamos ver o seu contexto imediato a fim de fortalecer essa tese de que Hebreus 6 não trata a perda de salvação! O autor inicia o verso 9 dizendo:


[9] Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, ainda que falamos desta maneira. (Hebreus 6:9)


Quem são esses “vós outros”? Simples, alguém diferente dos que ele mencionou nos versos anteriores! Ou seja, segundo os versos 10 em diante, esses “vós outros” são crentes fieis, que tem como incentivo ficarem firmes e trabalhar com empenho pois Deus não irá se esquecer deles oferecendo as promessas celestiais.


Isto é, quanto a vocês, fieis, que não estão voltando para o judaísmo, lembrem-se que as promessas que permeiam a salvação em Cristo são muito superiores, mesmo que tenhamos falado desta maneira. Que maneira? Ai sim, podemos voltar aos versos 4-6 para descobrirmos qual foi esse contraste feito pelo autor. Mas, vamos ser lógicos aqui, se nos versos 9 em diante ele está falando de crentes, qual seria o contraste? Descrentes!


E isso faz total sentido, quando lemos os capítulos 3 e 4 em que o autor fala sobre os perigos da incredulidade, que seria? A apostasia! O abandono da fé! Então aqui, nos versos 4 a 6 temos o desenvolvimento mais detalhado do resultado da incredulidade, que inicia com uma frase negativa:


[4] É impossível, pois, [...]


A conjunção “pois”, conecta o que foi dito nos versos 1-3 com o que será dito nos versos 4 a 6. Essa conjunção dá ideia de que virá uma conclusão a seguir. Seria um “porque”, “visto que”, “então”, veja como fica o conjunto todo:


“JÁ QUE ... vocês são crianças preguiçosas que não se empenham em entender coisas básicas e elementares da doutrina de Cristo, vamos seguir em frente, com alimento sólido, com assuntos de adultos” PORQUE É IMPOSSIVEL... [TÃNÃNÃ]

O que é impossível? Vamos ver:


[4] É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, [5] e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro [6] e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. (Hebreus 6:4-5)


Precisamos ter em mente uma única coisa, qual a maior admoestação do autor de Hebreus? Perseverança? Sim, mas como é única forma de perseverar segundo o autor de Hebreus? Somente pela fé!


Assim sendo, de novo, estes versos 4-6 não tratam sobre os destinatários dessa carta, que eram crentes prestes a abandonar a fé, mas aos que são incrédulos e que já tinham abandonado a fé. E isso é interessante, pois ao lermos os versos temos a impressão de que o autor afirma que eles são cristãos, o que não é verdade, mas a frase “é impossível” nos versos 4 e 6 separam uma quase perfeita descrição de um cristão verdadeiro:


- Aqueles que foram iluminados;

- Aqueles que provaram o dom celestial;

- Aqueles que se tornaram participantes do Espírito Santo;

- Aqueles que provaram a boa palavra de Deus;

- Aqueles que provaram os poderes do mundo vindouro;

- Aqueles que caíram.


De acordo com as 5 primeiras condições, poderíamos dizer que o autor está tratando de um crente verdadeiro, pois como chamamos alguém que foi iluminado e provou o dom celestial, se tornou participante do Espírito Santo, provando a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro? Chamaríamos de crente!

Mas, então, ele acrescenta uma nova condição: “e caiu”. Quem é o que cai neste verso? O mesmo que foi iluminado, que provou do dom celestial, do Espírito Santo e a boa palavra de Deus! Ou seja, o apostata!


Cair aqui é [παραπεσόντας] e significa “apostatar”, “abandonar a fé. Ou seja, temos o retrato de um possível crente que abandonou a fé. NÃO temos o relato de um possível crente que cometeu pecado tal a ponto de não mais ser possível restaurá-lo com Deus! Isso é importante!

Portanto, vale ressaltar que o autor fala sobre apostatar e NÃO sobre cair em pecado aqui!

Judas apostatou de Jesus e nunca mais retornou a ele;

Pedro caiu em pecado, mas logo depois que viu Jesus ressurreto retornou a ele;

Apostasia e desvio são coisas diferentes e em Hebreus 6 o autor está se referindo a apostasia, ou seja, alguém que depois de ter experimentado tudo do evangelho, deliberadamente, por vontade própria abandona a fé. Essa pessoa volta para o seu ponto anterior. Esse era o caso de alguns dos hebreus aqui, experimentaram, vivenciaram e sentiram o evangelho, mas decidiram voltar atrás, decidiram abandonar a fé cristã e voltar ao judaísmo. Nesse caso, eles eram crentes ou pareciam ser crentes? Nitidamente pareciam crentes, mas não eram!


O que o autor está dizendo então? Que depois de tudo que essa pessoa experimentou...

...a iluminação...

...a boa palavra pregada...

...o Espírito Santo...

...as promessas...

...depois dessa pessoa ter tido uma experiência tão incrível...

...ainda decidiu abandonar a fé...

...decidiu voltar para sua situação anterior...

...portanto, nesse caso...

...é impossível restaurá-la para arrependimento de novo...


Como assim de novo? O que é esse de novo?


Primeiro, o que é ser trazido ao arrependimento? Seria reconhecer a natureza caída do homem e a necessidade de um salvador, que ao ser crucificado no lugar do homem, expiaria o pecado do que crê de uma vez por todas!

O apostata de dos versos 4-6 entendeu isso, ele até chegou ao ponto de experimentar parte disso, mas no fundo, ele não creu de verdade! Logo, ele por vontade própria, decidiu não crer em Cristo! No caso dos hebreus, voltaram ao judaísmo e suas práticas ritualísticas.


Abandonar a fé em Cristo é deliberadamente rejeitar seu sacrifício expiatório! Portanto, é impossível trazer essa pessoa de volta, não porque o sacrifico de Cristo não seja suficiente, mas porque essa pessoa já decidiu não crer em Cristo.


Apostasia é realmente algo pesado, pois aquele que abandona a fé está declarando que Jesus deve ser eliminado, essas pessoas que estão se apostatando estão voltando a seita judaica que queriam que Jesus fosse eliminado desta terra, estavam voltando para a seita judaica que o levantaram numa cruz, para morrer como um criminoso. Então, o apostata, é aquele que havia experimentado o evangelho de Cristo, mas que decide não o seguir, voltando para o ponto anterior e novamente, metaforicamente, crucifica Jesus novamente!


O apostata de Hebreus 6 trata Jesus com escárnio e rejeita deliberadamente a salvação oferecida pelo messias! Portanto, podemos concluir que essa pessoa NUNCA foi salva de verdade! Essa pessoa nunca creu no evangelho de verdade! Essa pessoa nunca quis um relacionamento com Cristo de verdade! Talvez ela queria os benefícios que Jesus oferecia, mas nunca quis o relacionamento verdadeiro de Cristo!


Uma pessoa que entende o evangelho de verdade, entende que o relacionamento que Jesus oferece é tão perfeito que não há nada nesse mundo que possa separar o homem do amor de Deus que está em Jesus Cristo! Nosso Senhor se sacrificou de uma vez por todas e este sacrifício é perfeito e eterno. Logo, quando eu entendi o evangelho eu fui colocado diante de uma escolha, no qual só há duas únicas opções: CRER ou NÃO CRER! Eu sou impelido pela fé, em crer, aceitando o sacrifício substitutivo de Cristo como suficiente para me salvar eternamente. Veja o que o autor escreve no capítulo 10:


[11] Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; [12] Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, [13] aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. [14] Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. (Hebreus 10:11-14)


Sabe o que é melhor neste trecho? É que ele não acaba aqui, veja:


[15] E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: [16] Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, [17] acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. [18] Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. (Hebreus 10:15-18)


Jesus se oferece como o sacrifício perfeito, envia seu Espirito Santo para habitar no cristão que creu na morte substitutiva, coloca suas leis no coração e na mente do crente, perdoa seus pecados e você acha que essa pessoa terá a capacidade de apostatar? NÃO! Pois quem fez a obra foi Cristo e não eu! Quem consegue apostatar não é o crente verdadeiro, mas aquele que parece ser crente, mas nunca se converteu de verdade!


Se fosse possível eu crer verdadeiramente e depois deixar de crer, logo esse crer não foi verdadeiro! Isso fica claro na parábola do semeador contada pelo próprio Cristo. Muitos pareceriam ter crido, mas devido as circunstâncias, somente a semente que caiu em solo fértil é que deu frutos. Ou seja, nem todos irão crer verdadeiramente, mesmo que se pareçam com crentes!


Judas, como disse há pouco, ele foi iluminado, experimentou do Espírito Santo, da palavra de Deus, das promessas, mas ele só havia sido convencido, nunca convertido. Logo, qual foi seu fim? Apostatar da fé! Ele abandou Cristo! Ele voltou para seu estágio anterior, rejeitando a obra do Senhor Jesus! Para ele seria impossível restaurá-lo novamente, pois ele deliberadamente, por vontade própria decidiu não crer e odiar Jesus Cristo e seu evangelho.


O evangelho é segundo apostolo Paulo em 1 Coríntios 15: “Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos”.

Ao ler até aqui, você está sendo iluminado pelo evangelho!

Ao ler até aqui, você está provando do dom celestial!

Ao ler até aqui, você está se tornando participante do Espírito Santo!

Ao ler até aqui, você está provando da boa palavra de Deus!

Ao ler até aqui, você está provando as promessas vindouras!

Você deve então decidir: Seguir a Cristo e seu Evangelho ou rejeitar a Cristo e seu Evangelho!


Sua decisão irá apontar para seu destino eterno, se você, por medo decidir seguir a Cristo, e lá na frente, ver que não era bem isso que você pensava, sua decisão hoje terá sido feita em vão, será apenas uma mentira. E pra você, será impossível ter a oportunidade de decidir de novo, pois você já escolheu o caminho que irá seguir. Entende? Ou você será convencido por mim ou convertido pelo Espírito Santo! E aqui há uma diferença eterna!


Na parábola do semeador em Lucas 8, é possível ver que a semente que caiu em um solo bom resultou no fato de que os que ouviram, ouviram de bom de reto coração, retendo a palavra! E reter ali, naquele texto, significa: “manter firme”, “agarrar-se”, “não deixar ir”. Ou seja, os que ouviram o evangelho de bom e reto coração, retiveram a palavra! Agarraram-se a Palavra! Não deixaram ir embora a Palavra de Deus!


Paulo disse algo semelhante também em 1 Coríntios 15, ele disse que o evangelho só é o evangelho...

[2] ...se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. (1 Coríntios 15:2)


Muitos argumentam então que os versos 8-8 fala sobre rejeição e sobre condenação com fogo. Verdade, o autor está usando uma metáfora para explicar algo. Leia comigo:


[7] Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus [8] mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada. (Hebreus 6:7)


Ou seja, a chuva cai sobre a terra, e essa chuva produz erva útil para quem cultiva a terra! E pra quem não cultiva a terra? Irá nascer mato!


Vou explicar de forma prática: Minha garagem é descoberta e chão batido com pedrinhas brancas. O que acontece nessa época de chuvas e sol? Cresce muito mato!

Quando eu cuido do solo, fica muito bonito e limpo!

Quando eu não cuido do solo, ervas daninhas surgem e minha garagem fica um caos. Aí eu tenho que ir lá, carpir no meio das pedras, e esse mato é arrancado e jogado fora!


Quem ouve a mensagem do evangelho tem uma semente lançada no solo de seu coração. Se esse solo for fértil irá produzir erva útil, mas se o solo não for fértil, espinhos e abrolhos!


Hebreus 6, não trata sobre perda de salvação, mas sim trata sobre a salvação oferecida em Jesus Cristo somente e as promessas eternas feitas daqueles que decidirem experimentar tal presente divino.


Bíblia se interpreta com a própria Bíblia, e você verá que Jesus não é como aquelas crianças preguiçosas que não entendem a doutrina da salvação, muito pelo contrário, ele é aquele que se oferece pra morrer no lugar cada um de nós! Ele é o que diz:


[37] Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. (João 6:37)


[40] De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)


[47] Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. (João 6:47)


Mas sempre haverá aqueles que irão duvidar dessas promessas de Jesus Cristo, muitos irão duvidar da capacidade que ele tem de salvar, mas finalizo com as próprias palavras de Jesus:


[64] Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. (João 6:64)

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